Wednesday, December 21, 2011

Ranking ensaios Playboy 2011! [PARTE 1]

O ano de 2011 está indo embora e 2012 já bate na porta pedindo para entrar logo. Como passou rápido! Este ano sombrio, decepcionante e mal planejado pela equipe da Playboy está se acabando e deixando pouquíssimas lembranças agradáveis em nossas imaginações. Arrisco a dizer que foi o pior ano de toda a história da revista, que consistiu em grande maioria, de ensaios fracos e pouco ousados, e estrelas totalmente dispensáveis, com suas exceções, é claro.
Quando o ano se inicia, tudo começa perfeitamente bem, até que... O trem sai fora do trilho, e tudo começa a desandar. A pouco menos de um mês criamos uma enquete para saber a opinião dos leitores deste blog em relação ao melhor ensaio do ano. A votação teve fim a poucas horas atrás e estou aqui para expor este ranking eleito pelos leitores do Diário Playboy Brasil. Sei que as opiniões em questão à ensaios são bastante particulares e envolvem milhares de elementos para a formação de uma só opinião pessoal. Tudo envolve estrela de capa, ousadia, composição, capa, poses, fotógrafo, locação etc.
A ordem descrita será decrescente, ou seja, começarei falando do ensaio que ficou eleito como o “pior” até chegar no topo do ranking com o “melhor”. Lembrando mais uma vez, que essa votação foi feita pelos leitores do blog e mesmo que muitos concordem ou discordem, é a soma de diversas opiniões, onde resultou neste ranking.

Em último lugar está a ex-bbb Michelly Crisfepe, nossa capa de março. Fotografada por Luís Crispino, a morena se contorceu toda para as poses de seu ensaio. O tema era inédito, uma academia de ginástica artística, onde tinha tudo para surpreender todos os leitores, por ser uma novidade, mas não foi o que aconteceu. O ensaio é fraco, sem graça e apesar das poses diferenciadas devido aos exercícios de ginástica, o fotógrafo e a ex-bbb não conseguiram fazer um bom trabalho.

Na penúltima posição está a belíssima negra de corpo espetacular Jaqueline Faria, que também participou do BBB11. Jaque preencheu a capa de maio e quando a notícia oficial de que ela havia assinado contrato com a Playboy foi divulgada, muitos festejaram. As negras sempre foram minoria nas capas da Playboy e quando podemos presenciar este momento, nossa ansiedade vai a flor da pele. O encarregado pelo ensaio foi o mestre Bob Wolfenson, até aí tudo bem, o pior ainda estava por vir. O ensaio seria feito em estúdio, composto apenas de elementos pretos e brancos, que decepção! Um absurdo desperdiçar esta belíssima mulher e um dos melhores fotógrafos da revista em um ensaio em estúdio. O resultado não poderia ter sido outro: ensaio com ousadia zero, poses indiferentes e o mais importante, esqueceram de acender a luz durante a sessão de fotos, um blackout total. O único atrativo de maio foram as duas espetaculares capas e a beleza cor do pecado de Jaqueline Faria.

Na 10ª posição vem a Musa do metrô do Zorra Total, Desirée Oliveira, mais conhecida como a Mulata Difícil. Em setembro, a Playboy prometeu trazer uma atriz da Globo para a capa do próximo mês. Cogitaram-se diversos nomes de atrizes tops de elenco da emissora, e nunca que se passou pela cabeça de todos nós termos que dormir com a triste notícia de que a tal atriz seria Desirée. O ensaio foi feito em um metrô e clicado pelo novo queridinho da Playboy, Marlos Bakker, que vem arrebentando em seus trabalhos para a revista do coelho. O ensaio é bacana, diferente, ou seja, não é nada extremamente surpreendente e está muito longe de ser uma edição histórica, mas deu conta do recado. Desirée e Marlos se jogaram neste trabalho de cabeça e deram conta do recado, mesmo que de forma sutil.

Na 9ª posição, com 2% dos votos, vêm as Tchecas, que estouraram na mídia através do programa humorístico Pânico na TV, da Rede TV. As duas, sendo uma loira e uma morena, posaram para as lentes do fotógrafo Jairo Goldflus, onde este, foi seu primeiro ensaio de capa na Playboy. O ensaio todo feito em estúdio é composto por poucos objetos e elementos que pudessem engrossar, ou até mesmo, enriquecer a locação “pobre”. A criatividade da locação deixou a desejar, uma algema poderia ter sido incluída para fortalecer a ideia de domínio e interação entre as modelos, mesmo sendo um objeto clichê. Jairo foi incrível, mesmo tendo o muito e o pouco em suas mãos para trabalhar. O muito, pois, são duas modelos para fotografar, o que torna o trabalho mais complexo e difícil. O pouco, em relação a locação e aos objetos secundários, como citei anteriormente. Jairo Goldflus estreou com um ensaio de capa “pedreira”, duas estrelas de capa mais locação horrível mais tema lésbico! Ele deu conta do recado, as Tchecas também se entregaram como deveriam, mas são totalmente dispensáveis como estrelas de capa!

Maria Melilo, a campeã do BBB11, preenche a 8ª posição com 3% dos votos. Ela, que causou polêmica tanto dentro do reality envolvendo-se em um triângulo amoroso, quanto fora da telinha, onde supostos vídeos onde Meg Melilo, uma espécie de nome artístico, aparece completamente nua. Maria estampou a capa de junho e quebrou um jejum de anos sem ensaios feitos no exterior, foi fotografada na Argentina pelo trabalho monótono e preguiçoso de J.R Duran. As fotos são pacatas, simples e com as mesmas posições usadas por Duran em praticamente todos seus ensaios. A única coisa louvável neste ensaio é a volta da nudez frontal, que nas fotos está bem perceptível e clara. A fisionomia de Maria não é das melhores, a moça parece estar extremamente desconfortável e nem um pouco afim de fotografar, fora que, a “super produção” que foi encarnada na modelo não convenceu. O excesso de maquiagem e o cabelo estilo Amy Winehouse, são o oposto da sensualidade em que vimos Maria transparecer no BBB11. O fracasso nas vendas é retribuído à capa com mais roupa que coleção de inverno e ao preço que disparou para R$ 14,90 por ser uma edição com selo de colecionador.

A campeã do Concurso Preferência Nacional 2010, Dany Giehl, estampou a capa da edição de fevereiro. A polêmica ao redor de sua vitória permanece até hoje, sendo que, muitos leitores dizem que sua vitória foi totalmente trapaceada, onde Dany não era a favorita ao título. O fotógrafo escolhido foi Sérgio Kovacevick, que usa contrastes de luzes e estouros de branco-amarelado para compor seu trabalho. Alguém já disse ao Sérgio, que as fotos dele quase deixam os leitores cegos? O aspecto e resolução das fotos parecem ter sido feitas e tratadas por um amador. O ensaio é de dar sono, de tão chato. Nota-se que a modelo está totalmente empenhada e o fotógrafo completamente perdido. Parece até que é a modelo que se auto-conduz no ensaio, ela parece comandar as poses e o fotógrafo está ali apenas com a função de apertar um botão na câmera fotográfica para registrar o que a modelo faz. A Playboy parece ter gostado tanto desta edição, em termos de ensaio, modelo e vendas, que está repetindo a dose para a capa de fevereiro de 2012, com mais uma candidata.


Achei melhor dividir o ranking em duas partes para não tornar tão cansativa a leitura. Em breve a segunda parte com as outras 6 estrelas de capa.

Por Márlon Libarde.

No comments:

Post a Comment