Wednesday, October 26, 2011

Entrevista com Marlos Bakker!

O mais novo “queridinho da Playboy”, o fotógrafo Marlos Bakker, concedeu exclusivamente ao nosso blog uma entrevista imperdível. Ele que vem nos surpreendendo a cada trabalho, falou de carreira, como começou na Playboy, estrelas fotografadas etc. Confiram!
1- Marlos Bakker, como começou seu interesse pelo mundo da fotografia? Desde criança você almejava isso?

Sempre tive as artes visuais presentes na minha vida, desde criança desenhava e pintava bastante, o que me levou a cursar comunicação visual. Durante o curso descobri o laboratório fotográfico e não saí mais de lá... Acho que no começo os fotógrafos modernos eram os que mais me agradavam, a adolescência da fotografia, Edward Weston foi o primeiro em quem me mirei com suas composições bem trabalhadas, grafismos, etc…


2- Como se iniciou seu vínculo com a Playboy? Qual a primeira estrela que você fotografou?

Comecei minha careira como fotógrafo contratado da editora abril entre os anos de 1996 e 1999, a partir daí conheci muitos profissionais de várias revistas da editora e os vínculos se iniciaram naturalmente. Acho que a primeira capa que fiz foi de uma menina que montava em numa competição a cavalo no festival de Barretos, Keyla Polizello. 


3- Você já fotografou estrelas como Tânia Oliveira, Andressa Ribeiro, Jéssica Maia, dentre outras. Qual foi o trabalho mais difícil de fazer e qual é o seu preferido?

Tenho um carinho especial por cada uma das capas, mas acho que meu preferido é o da Andressa, de janeiro desse ano. O resultado ficou bem criativo e saiu do lugar comum de algumas capas, sem perder a sensualidade e ousadia esperada nas fotos da Playboy. Em seguida gosto muito das capas da atriz Vivi Victorette e da ex-panicat Tânia Oliveira.


4-  Qual sua técnica para deixar a mulher mais a vontade na hora de tirar a roupa para fotografar?

Tem que ter um ambiente agradável, uma boa relação, não só do fotógrafo, mas de toda equipe envolvida, isso passa confiança para a modelo que se sente bem cuidada por uma equipe de profissionais e se sente mais a vontade pra fotografar nua e entrar no personagem proposto.


5-  Qual tipo de foto ou ensaio, você não faz de jeito nenhum?

Acho que todos os ensaios, por mais diversos, polêmicos ou estranhos que sejam as propostas, se forem pensados por um ângulo criativo, deixam todos esses preconceitos pra trás e podem ser realizados. Esses desafios de "ensaios proibidos" às vezes nos forçam a achar um caminho criativo e o resultado pode ser mais surpreendente do que aqueles ensaios que acabam caindo num lugar comum, como fotografar na praia ou num quarto de hotel.


6-  As pessoas reclamam da falta de ousadia nos trabalhos recentes da Playboy. Você está proporcionando momentos de puro êxtase para os leitores da revista, assim como foi com Andressa (ex-hipertensão). Qual a linha tênue entre o ousado e o vulgar?

Como disse acima, acho que talvez a linha tênue seja mais entre a escolha do caminho que o ensaio vai seguir do que de fazer um ensaio ousado ou vulgar, até porque a Playboy é muito criteriosa e não publica fotos que são explicitamente vulgares. 


7- Que mulher você tem vontade de fotografar para a Playboy e qual cenário você imaginaria para o ensaio?

Não tenho ninguém em mente, mas gostaria de fotografar alguma atriz de TV. A Playboy tem ótimos e fiéis colaboradores que ocupam esse espaço há vários anos, mas espero, aos poucos, conseguir dividir esse espaço com eles também. O cenário varia de acordo com o personagem, sem ele não tem ensaio.


8- Seu último trabalho na Playboy, foi com a atriz Desirée Oliveira, do programa Zorra Total. Como foi trabalhar com ela?

A Desirée foi ótima, desde o começo ela se mostrou confiante na equipe e apostou junto com a gente, sempre colaborando sem perder o senso crítico...


9- Quando você é chamado para fazer algum ensaio, você sugere temas e locações ou a equipe da Playboy já deixa o tema pré-selecionado? Quais ensaios o tema foi sugerido por você?

Eu sugeri a Ilha de Marajó e os búfalos para o ensaio da Andressa, por exemplo. E o ensaio da Desirée foi sugerido pela redação da revista. Foram casos bem diferentes, na Andressa tivemos tempo de planejar e organizar com antecedência e no da Desirée foi muito mais corrido, poucos dias depois de me ligarem já estávamos fazendo as fotos, por isso precisamos de soluções mais rápidas e práticas para não perder os prazos...


10- Qual foto da Playboy feita por você até hoje, você considera a melhor?

No ensaio da Andressa têm várias que gosto bastante, a de abertura com a manada de búfalos, a foto polêmica em que ela segura o búfalo pelos chifres em frente ao seu corpo e as que usamos a sombra do búfalo na areia. Da Vivi Victorette gosto muito da que ela está agachada abrindo uma gaiola de passarinho com um carpete de subúrbio escrito "bem-vindo" na soleira da porta, e uma outra que ela samba semi-nua num samba de fundo de quintal, entre os pagodeiros e um fusca e, ainda, uma da Keyla Polizello em que ela observa alegremente um pintinho com poucos dias de vida que caminha inocentemente em direção a ela entre as suas pernas.


11- Qual fotógrafo você se inspira e considera “o cara da fotografia”?

Meu gosto é bem variado e acabo tirando inspiração não só de fotógrafos e de ensaios sensuais, mas de várias fontes diferentes, fotógrafos como Steven Meisel, Terry Richardson, Nick Night, Vincent Peters, artistas plásticos como Egon Schielle, Lucien Freud, Klimt, etc... Dos fotógrafos brasileiros um dos que eu mais gosto é o Márcio Simnch.


12- Se fossemos definir seu estilo de fotografia, qual seria?

Essa é difícil, posso dizer que tento e que espero cada vez mais sair do lugar comum e criar imagens marcantes, criativas e sensuais... 


13- O que você acha da fotografia de nu atualmente? O que diferencia as de hoje das décadas de 80 e 90?

Além da fotografia, outros fatores envolvidos nas imagens, como maquiagem e moda, fazem com que olhar fotos antigas seja realmente uma viajem no tempo. Às vezes é engraçado observar o que era considerado sexy décadas atrás... Mas, no geral, acho que há uma certa vulgarização no nu e sensual hoje em dia, já que é um chamativo pra todo tipo de audiência, seja na tv, nas revistas ou na internet, fazendo com que sejamos bombardeados por imagens sensualizadas por todos os lados. Um dos efeitos negativos disso, se formos comparar com a década de 80, por exemplo, é que naquela época praticamente toda atriz de tv topava, quase almejava, sair na Playboy, havia um glamour maior... Hoje com certeza tem que ter muito dinheiro envolvido, o que faz até a revista repensar se vai valer à pena investir tanto frente à possibilidade do prejuízo.


14- O que você pensa sobre o conflito entre imagem digital x imagem analógica?

Acho que já deixou de ser uma questão ou um conflito, hoje a imagem digital faz parte do cotidiano de fotógrafos e artistas plásticos pelo mundo todo...


15- Muitos fotógrafos são contra os softwares que permitem montagens e alterações na imagem. O que você pensa sobre o assunto?

Alterações na imagem também existiam na época dos laboratórios fotográficos, obviamente com mais limitações, acho que as possibilidades se expandiram apenas. É claro, existem limites éticos de onde se aplicar estas alterações/montagens, em ensaios de moda e sensuais, por exemplo, são produzidas imagens idealizadas e abrem-se mais possibilidades de alteração. Até porque isso não é mais segredo pra ninguém, todo mundo sabe que as fotos são retocadas. Inclusive escutam-se boatos populares do tipo "nessa eles precisaram retocar muito" / "essa parece que quase não teve retoque", etc... Diferente de se você está fazendo um ensaio foto-jornalístico, por exemplo, onde não se pode tirar uma pessoa ou um objeto essencial, como apagar uma arma da mão de um policial em meio a uma manifestação pacífica de rua, por exemplo.


16- Qual a maior dificuldade entre fotografar apenas uma modelo em um ensaio (ex: Andressa Ribeiro) e várias de uma só vez (ex: dançarinas do Aviões do Forró)?

Em todo ensaio você procura uma sintonia e comprometimento da fotografada com o ensaio, se são mais pessoas, maior será o trabalho pra que todas entrem por igual no ensaio.



Vamos fazer uma “rapidinha”?

Ensaios na “praia” ou em “mansão”?

 Praia.

O que é mais difícil: fotografar ensaios sensuais ou ensaios nus?

 Nus.

J.R Duran ou Bob Wolfenson?

 Os dois, cada um a seu estilo.

Qual ensaio da Playboy que não foi feito por você é seu favorito?

Putz, sinceramente, não me vem nenhum especial na cabeça, aliás, me veio a famosa foto da Galisteu se depilando com um barbeador, um ícone....

  

Deixe um recado para todos seus fãs e leitores do blog Diário Playboy Brasil.

Deixo aqui um abraço pra todos os leitores e agradeço aos elogios às minhas capas recentes, vou continuar tentando surpreender vocês...


Agradeço imensamente ao Marlos Bakker, que se disponibilizou e se mostrou muito atencioso com o blog Diário Playboy Brasil, com os leitores e com todos seus fãs. Obrigado Marlos, continue este fotógrafo genial que você é!!!


Por Márlon Libarde.

No comments:

Post a Comment