Tuesday, September 13, 2011

Relembrando... Fernanda Young, novembro de 2009!

A escritora e apresentadora Fernanda Young foi estrela de capa da edição mensal de novembro de 2009. Após a confirmação da assinatura do contrato com a Playboy, tanto a estrela, como o diretor Edson Aran foram extremamente criticados. O principal motivo foi ter essa beleza um tanto “exótica” em uma edição mensal da revista. Fernanda tem o corpo coberto de tatuagens, tem diversos piercings e não apresenta o famoso “corpo brasileiro” – bundão, peitão e pele bronzeada. Essa avalanche de críticas aconteceu até sair à revista com seu ensaio...
Fernanda Young exigiu que o fotógrafo fosse seu amigo Bob Wolfenson e a locação escolhida foi uma mansão. O tema milimetricamente estudado por Fernanda foi à espera de uma mulher por um homem, onde ela se prepara aguardando ansiosamente a chegada do amado. O ensaio vai se desenvolvendo com uma mistura de fotos coloridas e também em preto e branco, onde essas últimas representam o imaginário da mulher, que em certo momento percebe que o homem esperado não chegará. Ela se inspirou em dois filmes para compor o ensaio: “De olhos bem fechados” com Nicole Kidman e “Fome de viver” com Catherine Deneuve.

O ensaio é de extremo bom gosto e de uma técnica incrível usada por Fernanda para compor a personagem. As fotos coloridas mostram ela se arrumando, fazendo ligações para o “tal homem”, olhando na janela para ver se ele chegou, se olhando no espelho... As fotos em preto e branco como disse acima são o imaginário da personagem, onde ela aparece amarrada por cordas, dentro de uma gaiola, com venda nos olhos, tudo dando a ideia de uma mulher solitária, esquecida, presa.

O resultado final é surpreendente, considerado por muitos, um dos melhores ensaios do fotógrafo Bob Wolfenson. Fernanda Young se entregou de corpo e alma para esse trabalho, mostrando para todos que nunca se deve “julgar um livro pela capa” antes de ver o conteúdo.



Por Márlon Libarde.
 

No comments:

Post a Comment