Monday, September 12, 2011

J.R Duran e a "Síndrome da Mesmice"!


O fotógrafo J.R Duran é um dos mais famosos do Brasil e do mundo, sendo bastante conhecido e admirado pelos leitores da Playboy. Seus ensaios das décadas de 80 e 90 marcaram época e muitos considerados históricos e marcantes. Mas de alguns anos pra cá ele não vem exercendo seu trabalho com exatidão e “perfeição” na revista do coelho. A grande diferença entre o Duran das décadas 80/90 e o Duran da atualidade é a “mesmice”. Seu trabalho vem sendo extremamente criticado pelas fotos pouco criativas e sem nexo. Grande maioria de seus ensaios atuais são cobertos de fotos “bobas” que não tem nenhum contexto com a proposta inicial do projeto e do tema do ensaio. Uma das coisas mais gratificantes para o fotógrafo é ser reconhecido pelo seu trabalho e ser identificado através de suas fotos, transparecendo nelas, sua técnica própria. Mas o que está acontecendo é que J.R Duran está exagerando em sua técnica própria, fazendo seus ensaios se tornarem monótonos com fotos sempre iguais ou parecidas.
Exemplo disso são as temidas fotos no sofá, que já viraram sua marca registrada. Em grande parte de seus ensaios (quase todos) para a Playboy, tem sempre uma foto onde a modelo aparece seja deitada ou sentada em algum sofá. Isso chega até se tornar chato e previsível!

Outro exemplo curioso de se avaliar são duas fotos de ensaios bem recentes da Playboy. No ensaio da ex-bbb Tessália, que foi capa de março do ano passado, a modelo aparece em pé, apoiada em um piano. E agora, recentemente com a também ex-bbb Maria Melillo tivemos uma foto dela em pé ao lado de um piano. Ensaios de curto tempo entre eles para se repetir uma foto como essa.

O que também me chamou atenção foi uma foto do ensaio com a ex-bbb Adriana Sant’anna, capa desse mês, onde ela aparece deitada em um sofá [risos] na posição ventral. Se formos fazer uma breve retrospectiva dos ensaios de 2007, veremos que a ex-bbb Fani Pacheco, que foi capa de abril daquele ano, fez uma foto muitíssima parecida com essa do ensaio da Adriana. Fani aparece em um sofá de cor bege (mesma cor do sofá da foto da Adriana), deitada de lado em cima de um urso de pelúcia gigante. Semelhanças: cor do sofá, posição da modelo e objetos usados (Fani usou um urso e Adriana um casaco de pele, em cores bem parecidas).


Outros exemplos:


J.R Duran tem que rever seus conceitos de fotografia para que não continue caindo nessas “armadilhas” de fotos extremamente parecidas. Queremos inovação, não é pedir muito né Duran?



Por Márlon Libarde.

No comments:

Post a Comment